IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA NA EAD
terça-feira, 14 de outubro de 2014
NOVO MODELO DE APRENDIZAGEM EAD ATRAVÉS DO USO DA TECNOLOGIA

O processo de aprendizagem, por princípio, deve ser enfocado como um ato de adesão voluntária, no qual nenhum indivíduo se sinta obrigado ou forçado a aprender. É necessário, portanto, buscar nas metodologias, métodos, técnicas e dinâmicas pedagógicas os meios fundamentais que possam, de alguma forma, promover interação e integração entre o formando, o professor e os saberes.
Esses
meios devem, também, contribuir diretamente para que não seja dada excessiva
relevância ao professor (formador) em detrimento do formando (aluno) e do
programa, ou do formando em detrimento dos elementos restantes. Eles são
orientadores do modo como se deve proceder a transmissão do conhecimento e têm
a função de promover o equilíbrio entre o formador, o saber e o formando.
Por
isso, é que atualmente não é mais possível compreender o ensino centrado apenas
no professor, antes considerado o único detentor do conhecimento. O processo
ensino-aprendizagem deve ser algo dinâmico que estrutura e é estruturado de
acordo com as relações forjadas em seu desenrolar. Assim, ferramentas surgem
para otimizar e auxiliar esse processo.
Segundo
Piaget (1990), o conhecimento realiza-se através de construções contínuas e
renovadas a partir da interação com o real, não ocorrendo através de mera cópia
da realidade, e sim pela assimilação e acomodação das estruturas anteriores
que, por sua vez, criam condições para o desenvolvimento das estruturas
seguintes.
Se,
a partir de Piaget, entender-se o real como sendo o universo de objeto mundo -
com o qual o aluno lida no dia a dia, perceberemos a importância da tecnologia
na formação destas etapas de construção do conhecimento. Nesta perspectiva, é
interagindo com o mundo digitalizado que os alunos desenvolvem seus
conhecimentos humanos e tecnológicos.
Nunca
foram tão discutidas as relações entre tecnologia e educação. Não é tão difícil
perceber o porquê destes questionamentos, pois a cada dia nos firmamos como uma
sociedade da era do conhecimento tecnológico, e com isso quebram-se
paradigmas antigos da educação e criam-se, ou melhor, reformulam-se os novos
paradigmas, a educação a distância.
A EDUCAÇÃO LIGADA NA INTERNET
A
Internet está explodindo como a mídia mais promissora desde a implantação da
televisão. É a mídia mais aberta, descentralizada e, por isso mesmo, mais
ameaçadora para os grupos políticos e econômicos hegemônicos. Aumenta o número
de pessoas ou grupos que criam na Internet suas próprias revistas, emissoras de
rádio ou de televisão sem pedir licença ao Estado ou estar vinculados a setores
econômicos tradicionais. Cada um pode dizer nela o que quer, conversar com quem
desejar, oferecer os serviços que considerar convenientes. Como resultado
começamos a assistir a tentativas de controlá-la de forma clara ou sutil.
A
distância hoje não é principalmente a geográfica, mas a econômica - ricos e
pobres - a cultural - acesso efetivo pela educação continuada - a ideológica -
diferentes formas de pensar e sentir - e a tecnológica - acesso e domínio ou
não das tecnologias de comunicação. Uma das expressões claras de democratização
digital se manifesta na possibilidade de acesso à Internet e em dominar o
instrumental teórico para explorar todas as suas potencialidades.
A
Internet também está explodindo na educação. Universidades e escolas correm
para tornar-se visíveis, para não ficar para trás. Uns colocam páginas
padronizadas, previsíveis, em que mostram a sua filosofia, as atividades
administrativas e pedagógicas. Outros criam páginas atraentes, com projetos
inovadores e múltiplas conexões.
A
educação presencial pode modificar-se significativamente com as redes
eletrônicas. As paredes das escolas e das universidades se abrem, as pessoas se
intercomunicam, trocam informações, dados, pesquisas. A educação continuada é
facilitada pela possibilidade de integração de várias mídias, acessando-as
tanto em tempo real como assincronamente, isto é, no horário favorável a cada
indivíduo e é facilitada também pela facilidade de por em contato educadores e
educandos.
Na
Internet encontramos vários tipos de aplicações educacionais: de divulgação, de
pesquisa, de apoio ao ensino e de comunicação. A divulgação pode ser
institucional - a escola mostra o que faz - ou particular, - grupos,
professores ou alunos criam suas home pages pessoais, com o que produzem de
mais significativo. A pesquisa pode ser feita individualmente ou em grupo, ao
vivo - durante a aula - ou fora da aula, pode ser uma atividade obrigatória ou
livre. Nas atividades de apoio ao ensino, podemos conseguir textos, imagens,
sons do tema específico do programa, utilizando-os como um elemento a mais,
junto com livros, revistas e vídeos. A comunicação se dá entre professores e
alunos, entre professores e professores, entre alunos e outros colegas da mesma
ou de outras cidades e países. A comunicação se dá com pessoas conhecidas e
desconhecidas, próximas e distantes, interagindo esporádica ou
sistematicamente.
As
redes atraem os estudantes. Eles gostam de navegar, de descobrir endereços
novos, de divulgar suas descobertas, de comunicar-se com outros colegas. Mas
também podem perder-se entre tantas conexões possíveis, tendo dificuldade em
escolher o que é significativo, em fazer relações, em questionar afirmações
problemáticas.
UTILIZAÇÃO DA INTERNET NO MUNDO
Todos nós sabemos das
grandes transformações que a internet vem causando nas comunicações, no
trabalho, no comércio, no entretenimento. O Brasil não esta de fora desta
revolução, ele é o 6° país que utiliza diariamente as ferramentas que a web lhe
oferece, e está em 10° colocação no que se refere ao uso da internet, sendo que
o número de internautas brasileiros que acessam esse meio de informação e
comunicação ultrapassa vinte e três milhões de pessoas.
Esse crescimento da
utilização da internet se deriva do número de internautas que acessam
diariamente esse meio de informação, uma vez que muitas pessoas preferem fazer
suas declarações de imposto de renda pela internet, por achar mais rápido, ágil
e seguro, e não só isto, mas utiliza-a para outros fins, no que se condiz ao
trabalho e ao lazer pessoal.
Desse modo, a evolução da
internet no Brasil e no mundo esta expandindo cada vez mais, pois cientistas e
pesquisadores estão aprimorando conhecimentos para tornar fácil o acesso de
toda população que ainda não tem condições de adquiri-la. A transição da
internet a partir de 2000 não houve retrocesso e sim avanços como mp3,
software, internet explore, mp8 etc. Dando maior ênfase ao mundo globalizado e
intelectual. Com isso vem causando nas comunicações, no trabalho, no comercio,
no entretenimento varias transformações. O Brasil encontra-se entre os dez
paises que mais utilizam à internet, desde, a entrada da sua versão comercial,
a rede fez aparecer, mais profissões que quatro décadas de inovações
tecnológicas não obtiveram êxito de criar. Sendo assim a transição da internet
2 D para a internet 3D que foi tema de discussão em São Francisco reúne
elementos de interação social do mundo virtual onde podemos conversar com
pessoas de longa distancia que interagimos como se estivéssemos frente- a-
frente. Exemplificando experiências obtidas como: Para os professores, a
internet tem sido um desafio duplo: como se atualizarem, explorando este mundo
novo e que muda a cada instante, e como direcionarem os alunos para o uso
adequado da internet nos estudos e para a compreensão do alcance desta
ferramenta. Já para os pais, por sua vez, enfrentam seu próprio desafio: fazer
com que os jovens tenham autonomia frente à internet e não a transformem em uma
nova janela de fuga, trilha tão comum na adolescência, quando queremos contato
com o mundo, mas sem profundidade. Dessa forma a questão é mundial. Notícias
recentes, falam de jovens, com 12 e 13 anos de idade, que estão fazendo terapia
em uma cidade da Catalunha, na Espanha, para se recuperarem de uma dependência
de aparelhos celulares e internet. O Centro de Saúde Mental Infantil, de
Lleida, que os atendeu, já trata de 20 crianças com o mesmo problema de uso
compulsivo de celulares (entre cinco a seis horas por dia) ou de internet. O
Messenger é o recurso mais utilizado. A notícia comenta sobre a total falta de
controle dos pais sobre o assunto. A nós cabe uma reflexão importante: a
internet, o celular, o iPod e tantas outras criações da tecnologia são um
fenômeno urbano recente. Interessantes, divertidos, fantásticos mesmo. Contudo,
por que terão substituído todos os tipos de lazer das nossas cidades? Por que
transformaram a aula, o contato com a família, a convivência física com os
amigos, em algo tão superado? Talvez se conseguirmos responder estas questões,
estaremos evitando que os centros de ajuda tenham que lidar com o incremento de
jovens com menos de 16 anos, afetados pelo uso compulsivo de internet e
celular. Outra reflexão relevante: a geração passada não deu exemplos de uso
abusivo de celular, computador ou qualquer um destes equipamentos. Então,
estamos à frente de uma nova forma de aprendizagem, que não passa pelo exemplo
dos adultos e pelas atitudes dos educadores tradicionais, assim entendidos os
pais e professores. Mesmo encontrando depoimentos contra ou a favor do
crescimento da internet nos dias atuais devemos lembrar que é único meio de
comunicação capaz de transmitir conhecimentos através de pesquisas que o próprio
individuo pode manejar o que pesquisar e como pesquisar.
Dessa forma é muito difícil
sabermos quantos usuários estão realmente ligados à internet, pois a cada dia
há uma mudança na contagem de internautas que acessam esse meio de informação.
Entretanto, nos dias de hoje no que se refere á :
PESSOAS CONECTADAS À
INTERNET :
ESTADOS UNIDOS: 153 MILHÕES
JAPÃO: 67 MILHÕES
ÁFRICA : 51 milhões
ASIA (PACIFÍCO): 530 MILHÕES
EUROPA: 382 milhões
JAPÃO: 67 MILHÕES
BRASIL: 42 milhões
ESPANHA: 17 MILHÕES
Dessa forma, cerca de um
bilhão de pessoas no mundo tem acesso à Internet e 25% delas operam através de
banda larga ou conexões de alta velocidade, segundo pesquisa da empresa
eMarketer. O informe assinala que a marca de um bilhão foi registrada no final
de 2005, e cerca de 250 milhões de lares possuem conexões de banda larga.
A empresa estimou que,
dessas pessoas, 845 milhões usam a internet de forma regular. Os Estados Unidos
ainda ocupam o primeiro lugar quanto aos usuários da rede, com 175 milhões. A
América Latina é a região com maior crescimento quanto ao acesso à banda larga,
com 70% de aumento entre os usuários. Mas possui, apenas, 70 milhões de pessoas
com acesso à internet.
Ásia-Pacífico é a região com
mais usuários (315 milhões) e com mais acesso à banda larga, com cerca de 40%
dos lares possuindo a conexão. A Europa registra 233 milhões de usuários da
rede e 55,2 milhões de lares com banda larga. Em comparação, a China registrou
111 milhões de usuários e 34,1 milhões de lares com conexões de alta
velocidade.
Entretanto, atualmente o
número de internautas no mundo chega à marca de 1,5 bilhão de pessoas, sete
vezes maior que no início da década. Os dados foram divulgados pela União
Internacional de Telecomunicações (UIT), que destaca para a explosão do número
de pessoas usando a web em todo o mundo. Hoje, um sexto da população mundial
tem acesso à rede. Mas as diferenças entre países ricos, emergentes e os mais
pobres ainda são gritantes. Na África, menos de 1% dos usuários de Internet
contam com banda larga.
Desde 2005, o número de internautas aumentou em 500 milhões de pessoas. No ano 2000, o número total de pessoas usando a Internet não chegava a 200 mil.
Desde 2005, o número de internautas aumentou em 500 milhões de pessoas. No ano 2000, o número total de pessoas usando a Internet não chegava a 200 mil.
O Crescimento de usuários da
web no país asiático foi de 18% a 23% nos últimos três anos.
Entretanto o número de
usuários de internet na China alcançou 137 milhões de pessoas, e com um
crescimento anual de dois dígitos projetado, o país deve ultrapassar os EUA em
alguns anos, de acordo com uma pesquisa conduzida pelo Pew Internet &
American Life Project.
Baseado em dados oferecidos
pela China Network Information Center, a população conectada à internet na
China cresceu 18% em 2004 e 2005 e 23% em 2006. Isso significa que em 2006, 26
milhões de pessoas se tornaram internautas nesse país e em 2007 foram 57
milhões. Em 2009, segundo o estudo, a China deve ter 210 milhões de pessoas
conectadas.
Percentual de Usuários da
Internet por Continente
Os dados pesquisados mostram
os usuários da internet nos sete continentes: a Ásia em primeiro lugar com
37,6%, a Europa com 27,1%, a América do Norte 17,5%, a América Latina e Caribe
estão na quarta posição com 9,8%, o Continente Africano com 3,6%, o Oriente
Médio com 3,0% e a Oceania/Austrália com 1,4%.
O Quadro acima mostra em
milhões o número de usuários da internet no mundo: a Ásia na primeira posição
com 530 milhões, a Europa com 382 milhões de usuários, a América com 246
milhões de utilizadores da internet, a América Latina e Caribe contabilizam uma
população de internautas de 137 milhões, o Continente Africano soma 51 milhões,
o Oriente Médio tem um total de 42 milhões de usuários e a Oceania/Austrália
com 19 milhões de internautas.
O Crescimento de usuários da
web no país asiático foi de 18% a 23% nos últimos três anos.
Baseado em dados oferecidos
pela China Network Information Center, a população conectada à internet na
China cresceu 18% em 2004 e 2005 e 23% em 2006. Isso significa que em 2006, 26
milhões de pessoas se tornaram internautas nesse país e em 2007 foram 57
milhões.
Entretanto o número de
usuários de internet na China alcançou 137 milhões de pessoas em 2008, e com um
crescimento anual de dois dígitos projetado, o país deve ultrapassar os EUA em
alguns anos, de acordo com uma pesquisa conduzida pelo Pew Internet &
American Life Project.
Contudo, em 2009, segundo o estudo,
a China deve ter 210 milhões de pessoas conectadas.
Como comparação, o
crescimento nos EUA atingiu um nível bastante avançado de maturidade no uso da
internet,tendo sido de 7 milhões a 9 milhões, respectivamente, de adolescentes
e adultos no ano de 2005. O número total de usuários no país é estimado entre 165
milhões e 210 milhões, com taxas de crescimento que não devem mudar muito.
Enquanto 71% dos americanos
com idade acima de 18 anos usam a internet, apenas 10% dessa fatia da população
na China está online. Os usuários chineses são relativamente jovens, do sexo
masculino, urbanos e geralmente estudantes. Especificamente, 70% está abaixo
dos 30 anos e cerca de 60% é homem. A penetração na área urbana é de cerca de
20%, comparado a apenas 3% nas áreas rurais.
Apesar disso, a China ainda
enfrenta um desafio de levar a internet dos early adopters à população mais
leiga. Cerca de 85% dos entrevistados afirmaram que não têm interesse de estar
online, com uma resistência mais forte nas áreas rurais. A população total do
país em 2005 era de 1,3 bilhões de pessoas, de acordo com o Censo local.
A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA PARA A EAD NOS DIAS ATUAIS
A
humanidade atravessa um momento de grande revolução na informação e no
conhecimento, depara-se com um universo de idéias, conceitos, ferramentas para
observação e atuação nesta nova realidade. Trabalha, cada vez mais, com o
adequado planejamento do tesauro, descentralização, mecanismos de busca
eficientes e eficazes, recuperação da informação, padronização de dados,
segurança, eliminação do re-trabalho e finalmente a possibilidade do
atendimento aos variados tipos de usuários.
A
gama de informação disponibilizada através da internet trouxe a tona à
preocupação com a quantificação, qualidade e pertinência das obras publicadas
para as diversas áreas que delas pretendem fazer uso.
O ritmo
intenso da aceleração tecnológica quebra divisórias, afronta as zonas paralelas
e corrói os pólos estáticos, fazendo com que o cerne das mutações
comunicacionais resida principalmente na convergência entre tecnologias
digitais, multimídia e realidade virtual.

Assinar:
Postagens (Atom)