
O processo de aprendizagem, por princípio, deve ser enfocado como um ato de adesão voluntária, no qual nenhum indivíduo se sinta obrigado ou forçado a aprender. É necessário, portanto, buscar nas metodologias, métodos, técnicas e dinâmicas pedagógicas os meios fundamentais que possam, de alguma forma, promover interação e integração entre o formando, o professor e os saberes.
Esses
meios devem, também, contribuir diretamente para que não seja dada excessiva
relevância ao professor (formador) em detrimento do formando (aluno) e do
programa, ou do formando em detrimento dos elementos restantes. Eles são
orientadores do modo como se deve proceder a transmissão do conhecimento e têm
a função de promover o equilíbrio entre o formador, o saber e o formando.
Por
isso, é que atualmente não é mais possível compreender o ensino centrado apenas
no professor, antes considerado o único detentor do conhecimento. O processo
ensino-aprendizagem deve ser algo dinâmico que estrutura e é estruturado de
acordo com as relações forjadas em seu desenrolar. Assim, ferramentas surgem
para otimizar e auxiliar esse processo.
Segundo
Piaget (1990), o conhecimento realiza-se através de construções contínuas e
renovadas a partir da interação com o real, não ocorrendo através de mera cópia
da realidade, e sim pela assimilação e acomodação das estruturas anteriores
que, por sua vez, criam condições para o desenvolvimento das estruturas
seguintes.
Se,
a partir de Piaget, entender-se o real como sendo o universo de objeto mundo -
com o qual o aluno lida no dia a dia, perceberemos a importância da tecnologia
na formação destas etapas de construção do conhecimento. Nesta perspectiva, é
interagindo com o mundo digitalizado que os alunos desenvolvem seus
conhecimentos humanos e tecnológicos.
Nunca
foram tão discutidas as relações entre tecnologia e educação. Não é tão difícil
perceber o porquê destes questionamentos, pois a cada dia nos firmamos como uma
sociedade da era do conhecimento tecnológico, e com isso quebram-se
paradigmas antigos da educação e criam-se, ou melhor, reformulam-se os novos
paradigmas, a educação a distância.
Gostei muito dessa matéria. A educação a distância está nos dando uma grande chance.
ResponderExcluirDevido os avanços da informática e da internet, diversas possibilidades se abriram para a educação, especialmente à modalidade a distancia.
ResponderExcluirUm grande passo a tecnologia dentro da sala de aula tem nos ajudado bastante..principalmente para nós que necessitamos fazer um curso a distancia.
ResponderExcluir